19.9.04

A passagem dos dias...

Como em todos os lugares, aqui o tempo também se move. Mas não posso afirmar que seja do mesmo jeito do que era onde nasci. Já falei uma vez, nem tudo o que fui obrigado a estudar para chegar a Universidade é verdadeiro desse lado, mas isso também não significa que seja inútil. De qualquer modo, mesmo não sendo tão determinado o padrão, sei que ele existe.
O que quero dizer é que o tempo não segue de modo linear. Ele se desenvolve, hora após hora, dia após dia, mas não é necessariamente sempre assim. O tempo não é uma linha, não sei definir o que ele é. Talvez um plano, ou uma teia, mas sei que ele não é reto, está ondulado, faz curvas e, o mais interessante, toca-se em vários pontos e também compartilha momentos com a linha temporal do outro lado.
Apesar disso, é possível contar o tempo, horas, dias, semanas... Porque ele tem uma seqüência e ele flui sem parar. Em que anos nós estamos? Eu não tenho certeza. Eu estou aqui há quase 60 anos. Acho que estamos perto de 1980 do mundo "real". Aqui eles dizem estar em 1931. Mas quando eles começaram a contar? Bem, existem vários padrões de contagem em outras regiões, mas aqui no Teilzu o motivo foi a passagem do último grande princípe dourado. Um campeão da Justiça e da Luz que continuou sua jornada no além. Ele era adorado e em sua homenagem os calendários foram zerados até o momento de seu retorno.
Essa é outra parte da história. A lenda que conta como os povos irmãos cairão e sua única esperança reside em um herói vindo do outro lado, herdeiro daquele que foi o maior dos campeões. Se a lenda é verdadeira, não tenho certeza, mas que os povos irmãos estão prestes a cair, isso está mais claro do que nunca, pelo menos para mim.