31.8.04

As terras conhecidas (Parte 1/2)

Minha especialidade é história, mas para conhecer sobre a história daqui eu precisei ir muito longe e conversar com muita gente, pois não existem livros sobre o assunto, como no lugar onde nasci. Então, acabei por conhecer a maior parte das terras habitadas, as terras onde as principais raças construíram suas civilizações e também tomei conhecimento de outras terras, mais distantes, com seus próprios povos e culturas, que pouco contato mantém conosco. Eu viajei apenas até onde era seguro, admito. Não desenhei mapas, mas sei onde encontrá-los. Não fui muito mais longe do que as próprias histórias que conto poderiam contar.
Mas conheci grande parte das terras onde se passam essas histórias e posso descrevê-las um pouco, se isso ajudar a entender melhor os acontecimentos descritos. Não encontro muitas relações entre as terras por onde andei com a terra onde nasci. Apesar de reconhecer que é o mesmo mundo, vendo as estrelas em posições parecidas, assim como a lua no céu, o sol, os planetas, sei que há algo de diferente. Tenho impressão de viver no que seria o hemisfério sul, considerando minhas fracas analises celestes.
O norte do planeta não parece ser muito habitado, existem poucas terras acima das águas, além de muito gelo. Mas existem povos morando lá, povos guerreiros e selvagens no seu modo de vida, mas que possuem uma civilização complexa, diferente da maioria dos povos que conheci. Existem dois caminhos para chegar a essa região, por mar ou atravessando a estreita facha de montanhas que separa os dois blocos de terra a oeste.
Pelo que entendi desse mundo, existem dois grandes blocos de terra conhecidos, separados por um mar interno, flutuando em um grande oceano. O bloco ao norte é o que já descrevi, pouco habitado e coberto de gelo. A região mais populosa é a que fica a oeste, onde vivem os povos guerreiros que causaram o fim da Era Dourada. Existem terras a leste, mas não sei descrevê-las, pois nunca as vi e poucas lendas chegaram a mim. Todas essas terras são chamadas de Äquivnoor.
As terras do sul, onde vivo agora, são muito vastas e habitadas por civilizações que já foram gloriosas. Seu terreno é diverso, montanhas, florestas, desertos e cidades. Além disso, não se trata apenas de um continente, mas sim dois unidos pelo seu extremo sul. Minhas andanças permitiram-me conhecer muito bem o lado oeste do continente, mas a parte leste, apesar de saber que é habitada, pouco a visitei. Desde o fim da última era, poucos contatos são mantidos a não ser pelo comércio marítimo. O sul é conhecido por Teilzu.